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Viva a experiência!

Saiba o que é o marketing de experiência e como as marcas podem trabalhar para fazer com que seus clientes sejam fiéis a ela.

Todos nós buscamos amigos verdadeiros, que passem momentos agradáveis ao nosso lado e que nos divirtam. Porém, queremos que isso sempre seja de maneira transparente e amiga.

Com uma marca não poderia ser diferente. Queremos sempre obter produtos de marcas conceituadas, que possuam valores semelhantes aos nossos e principalmente cumpram aquilo que prometem, ou seja, que nos falem a verdade.

Atualmente as pessoas estão mais exigentes em suas relações pessoais, profissionais e por que não dizer com suas marcas. Se buscarmos fazer uma seleção de nossas amizades, por que não faríamos isso com as marcas que consumimos?

Aí é que entra o marketing de experiência. As empresas estão buscando estreitar as relações com seus clientes, mostrando a eles que seus produtos podem fazer parte de suas vidas trazendo experiências positivas.

Uma das formas básicas de trabalhar o marketing de experiência é através de promoções, nas quais clientes compram produtos e passam a ter o primeiro contato com as marcas podendo ter em troca algum tipo de benefício.

Trabalhar com promoções não basta. Hoje em dia os consumidores querem algo mais além da vontade criada para se consumir um determinado produto. Daí é que entra mais uma vez a palavra Verdade.

Ser verdadeiro nas relações não é somente cumprir aquilo que promete. O consumidor está cada vez mais atento e busca saber se a marca é verdadeira com seus colaboradores, em sua produção, com a comunidade na qual está inserida, com o meio ambiente e com a sociedade.

Todos os consumidores são assim? Não. Mas o caminho que está sendo trilhado é esse. Principalmente porque formamos nossas opiniões pelo o que pensamos e pelo o que os outros pensam.

As experiências vividas por outros consumidores, que são nossos amigos também contam e muito. Se tivermos uma experiência positiva com uma marca compartilhamos com nossos amigos quando somos perguntados. Porém, as experiências negativas são expostas em redes sociais mesmo quando não nos é perguntado nada.

É preciso lembrar que experiências negativas podem acontecer em qualquer momento, até mesmo com nossos melhores amigos. Mas a partir do momento que estamos dispostos a falar a verdade, a relação pode ser reconstruída e novamente fortalecida.

Pode ter certeza que não é diferente com uma marca que foi fortalecida ao longo do tempo, que justificou suas falhas e corrigiu seus erros. Os consumidores tendem a humanizar as marcas porque elas fazem parte de seu dia-a-dia e quando passam uma imagem de valor aos seus consumidores, conseguem reconquistá-los.

Samia Cruañes Dias

 Master Coach Executiva, Gestora e Consultora de Marketing na Zaros Escola de Negócios.

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