Gestão de PessoasLiderança

Quer um ano mais produtivo? Então motive seus colaboradores

É muito comum, em época de crise econômica, encontrar, nas empresas, colaboradores desmotivados.

É tarefa do Departamento de Recursos Humanos utilizar métricas para visualizar resultados que mensurem os níveis de motivação dos colaboradores.

Identificar esses níveis e diagnosticar as causas são fatores importantes para realinhar novas estratégias, manter o bom clima organizacional e buscar resultados mais efetivos.

Existem algumas técnicas e ferramentas que colaboram para aumentar a motivação dos colaboradores como:

  • Criar um ambiente agradável para o colaborador exercer suas funções, como o posto onde ele fica a maior parte do tempo; local adequado para período de alimentação e descanso; local adequado para guardar seus pertences com segurança; fornecer EPI (Equipamento de Proteção Individual) para evitar acidentes.
  • Trabalhar sempre com feedback –  essa ferramenta é essencial pois permite que o líder da equipe conheça melhor seus colaboradores, além de proporcionar direcionamento adequado, trazer segurança e corresponder com mais eficiência aos resultados desejados pela empresa.
  • As lideranças precisam trabalhar em conjunto com o Departamento de Recursos Humanos. O responsável pelo Departamento tem condições de avaliar qual a melhor forma de levantar informações e documentar com formulários para que, em reuniões com a equipe, a ferramenta feedback seja usada de forma correta e traga o resultado esperado pela empresa.
  • Ofereça Plano de Carreira – a possibilidade de crescer profissionalmente contribui para que o colaborador se mantenha motivado. Com o propósito de uma promoção, ele sempre irá buscar resultados mais efetivos e eficientes.
  • Proponha metas alcançáveis, metas muito altas fazem com que o colaborador acredite, no primeiro momento, que não irá conseguir e isso pode contribuir para baixar sua motivação. O ideal é planejar metas gradativas, sendo que, conforme vão sendo alcançadas outras metas um pouco maiores, serão planejadas e essa forma sistêmica aumenta a motivação do colaborador que irá buscar desafios para manter-se motivado.

Hoje é possível as empresas terceirizarem o Departamento de Recursos Humanos. Profissionais como Psicólogos Coach de Liderança e profissionais da área de RH prestam consultorias para as empresas, onde os resultados são muito satisfatórios, pois todas as informações que competem a essa área de Recursos Humanos estão sempre atualizadas, trazendo sempre a inovação em Gestão de Pessoas.

O capital Humano é o maior capital de uma empresa, sendo assim motivar colaboradores contribui para que o desejo do empreendedor possa ser realizado com grande sucesso. É possível ter uma equipe de trabalho que represente sua empresa com grande orgulho e motivação.

Mara Lúcia de Souza Silvestrini

Consultora Empresarial em Recursos Humanos, Coach e Psicóloga.

ZAROS ESCOLA DE NEGÓCIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *