FinançasGestão de Negócios

5 Dicas para Gestão Financeira da sua empresa

Você sabia? A cada cinco empresas, três fecham após o quinto ano de existência! Esses são os dados fornecidos pelo IBGE.

Empresa saudável gera lucros!

Vamos ver cinco dicas para uma melhor gestão financeira da sua empresa em 2020!

1. Quanto custa seu Produto ou Serviço? Saiba precificar! – Defina um preço correto, que cubra os custos e despesas do negócio, que o seu cliente esteja disposto a pagar e que também deixe um excedente (lucro). Nunca se esqueça de calcular o valor dos impostos, valor do frete e de quanto precisa reinvestir no seu negócio.

2. Planeje receitas, gastos e investimentos – Quando criamos a empresa, obviamente temos o intuito de fazê-la crescer. Por isso, precisamos alinhar o nosso planejamento de receitas e de gastos para sempre caminharmos do jeito esperado.

3 – Defina metas de receita superiores aos gastos – Você tem metas? Você projeta onde quer chegar? É muito importante que você utilize as metas para estipular “cenários”, tentando prever o otimista, o aceitável e o abaixo das expectativas planejadas.  Assim, até mesmo quando você está no processo de criação, consegue definir riscos a serem minimizados e alinhar melhor o cenário real com os cenários estipulados.

4. Controle tudo que entra (receitas) e sai (despesas) do caixa. Fluxo de caixa não é algo para se brincar, até porque, segundo dados do Sebrae, 60% das micro e pequenas empresas quebram devido à má gestão do fluxo de caixa.

5. Separe suas finanças pessoais  e as da sua empresa! O caixa da empresa é da empresa, nunca utilize como “bolso do empreendedor”, isso pode lhe dar falso indicador de como suas finanças estão indo e fazer com que você tome atitudes que podem afetar e muito a saúde financeira da sua empresa.

A Zaros Escola de Negócios deseja a todos um Excelente 2020!

Forte Abraço,

Elton Gomes

Consultor Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *