Desenvolvimento Pessoal

Como transformar seu novo ano com o Princípio 90/10

Em todo início de ano nasce nas pessoas um desejo ardente de fazer diferente, de conquistar vários objetivos de ter uma mudança, de ser uma pessoa melhor, ou seja, fazer do Ano Novo “o ano”. Mas, mal terminam os primeiros 30 dias , aquele jeito de fazer as coisas e de reagir às circunstancias estão de volta, dando-nos até um certo desânimo e o conformismo toma conta! Nesse caso, a zona de conforto falou mais alto e a hora que se dá conta já está dominando novamente o dia-a-dia da maioria das pessoas. Com isso, há uma tendência de ficar irritado com o mundo e se sentir vítima do mesmo, esquecendo-se de assumir a responsabilidade pela sua realidade e o “restinho” do ano vai passando da mesmíssima forma de sempre.

Segundo o autor renomado de Harvard, Stephen Covey, o Princípio 90/10 mostra a relação entre o que temos ou não de controle sobre o que sucede em nossa vida! Sendo assim, o princípio mostra que 10% da vida estão relacionados com o que se passa conosco e não temos controle, os outros 90% se referem à forma como reagimos aos fatos que determinam como tiramos nossas próprias conclusões, ou seja, apenas uma pequena parte dos acontecimentos de nossas vidas depende das circunstâncias.  Um bom exemplo do que foi citado são os dias em que, logo ao se levantar da cama, você bate o dedo mindinho no canto da cama ou a testa no armário da cozinha e logo diz “Hoje, vai ser um dia daqueles! Não devia nem ter me levantado! Se já começou assim…”  

Duas amigas entram no elevador de seu prédio, uma delas cumprimenta diariamente e de forma amável um rapaz, mas como retorno recebe uma resposta rude e grosseira. Na sequência, o rapaz sai e nem segura a porta do elevador. Mesmo assim, a mesma moça sorri e lhe deseja um bom dia. Quando saem do prédio, uma delas indaga:

           – Ele sempre te trata com tanta grosseria? – Sim, infelizmente é sempre assim. – E você é sempre tão atenciosa e amável com ele? – Sim, sou. – Por que você é tão educada, já que ele é tão rude com você? – “Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Nós somos nossos próprios donos”.

Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.

Não são os ambientes que nos transformam, e sim nós que transformamos os ambientes.

NINGUÉM PODE ESTRAGAR O SEU DIA, A MENOS QUE VOCÊ PERMITA!

Faça seu ano novo ser FANTÁSTICO! Use os 90% a seu favor, e tenha paciência e empatia para encarar os outros 10%!

Uma semana incrível para você!

Até breve!

Andréa M.Santilli Chanquetti

Proprietária da Sucaria

Consultora e Coordenadora do Orion da Zaros Escola de Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *