Desenvolvimento PessoalGestão de Pessoas

Autoestima: a força no ambiente de trabalho

A Autoestima é como nosso Eu desenvolve o Amor por si mesmo e suas relações com a vida. Esse novo Eu pode, em determinado momento, estar mais egocêntrico (egoísta), olhando só para si mesmo, buscando receber da vida para estar feliz.

Em outras situações, o nosso Eu pode estar mais voltado para fora de si, doando-se efetivamente para as pessoas, amando o outro e comprometido com os problemas e dificuldades do próximo.  A esse estado damos o nome de Eu empático.

É necessário, para o ser humano e para sua relação, estar sempre com sua autoestima na condição estável. Quando a pessoa se encontra nessa condição, ela estabelece um estado de segurança e confiança em si mesma.

No ambiente de trabalho, é importante que as pessoas percebam seu estado. Se você estiver com imagem elevada, poderá limitar sua percepção, só olhando para o que lhe interessa, se tornando prepotente e presunçoso. Esse tipo de colaborador na empresa é aquele que não agrada o seu colega ao lado, sempre estando ocupado quando lhe pedem ajuda, só pensando em si. Dessa forma se iniciam os conflitos no setor e na empresa.

Já o estado de autoestima baixa faz com que o colaborador tenha ressentimentos e fique magoado com situações que ocorrem na empresa, não entendendo seus pares e chefes, sentindo, muitas vezes, ciúmes de algo (colaborador, setor, e seus pertences). Dentro desse estágio ainda, esse colaborador se vitimiza o tempo todo para com o próximo “sugando” a energia do mesmo.

É de extrema importância que o colaborador faça a sua leitura de como se encontra seu estágio para poder fazer um trabalho em si mesmo, atingindo assim o estado estável. Nesse estágio, ele se perceberá com mais paciência, compreendendo seus pares na empresa, tendo mais tolerância com as dificuldades encontradas e se colocando no lugar do outro empaticamente.

Como já vimos, com a autoestima harmonizada, a pessoa criará bons hábitos de perceber e de agir perante as dificuldades dentro do seu equilíbrio.

Mara Testa

Psicóloga/Psicanalista

CRP: 06/82692

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *